Princípios norteadores

Missão: A Instituição Educacional Luterana São Marcos, oferece serviços de ensino com foco no conhecimento e na sabedoria, a fim de humanizar as relações da sociedade onde se insere.

Visão: Ser a instituição em excelência no Ensino, da Educação Infantil ao Ensino Superior, reconhecida por todo Rio Grande do Sul.

Valores: A São Marcos tem por objetivo praticar cinco valores:

A São Marcos tem por objetivo praticar cinco valores:

1. Amor - "Amai-vos uns aos outros, assim como vos amei". Evang. João, 13.34;

2. Justiça - "Não farás injustiça no juízo: nem favorecendo o pobre, nem comprazendo ao grande". - Levítico 19.15;

3. Serviço - "Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido".  João 13.5;

4. Trabalho - " Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem’’. Salmo 128.2;

5. Moral e bons costumes - " Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, iIdolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus" . Gálatas 5.19

Escola e Faculdade São Marcos

A SÃO MARCOS é uma escola particular localizada na cidade de Alvorada, RS, região metropolitana de Porto alegre. Com mais de 30 anos de tradição, a São Marcos, é uma instituição cristã, primando pela excelência na educação, oferecendo serviços educacionais desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.

A Históriada São Marcos

Os registros encontrados nas atas de Diretoria e Comunidade Luterana São Marcos, desde a sua fundação (acontecida em 1965, ano de emancipação do município de Alvorada, de Viamão), já continham aspirações para o oferecimento de uma instituição educacional para a sociedade alvoradense.

Com a vinda do Reverendo Ari Pfluck para Alvorada, no ano de 1981, trazendo sua experiência enquanto professor e diretor de instituições de ensino da Igreja Luterana, criou-se um campo propício para o lançamento da semente da instituição de ensino São Marcos.

A São Marcos é uma organização de ensino com fundamento na doutrina luterana, nascida no ano de 1517, pela Reforma da Igreja proposta pelo Padre Agostiniano Dr. Martinho Lutero. Nos 100 anos de existência no Brasil, a Igreja Evangélica Luterana do Brasil - IELB, sempre defendeu e praticou a filosofia de Lutero, que dizia "Das Nächste bei der Kirche muss die Schule sein" ou "a coisa mais próxima da Igreja deve ser a escola". Para Martinho Lutero, a educação e o conhecimento são a base para a formação do indivíduo, conforme relata em uma de suas obras: ‘’Se para edificar cidades, fortalezas, monumentos, arsenais se gasta uma moeda de ouro, será preciso gastar cem para instruir bem um só jovem, para que feito homem, possa guiar os outros no caminho da honestidade. Na verdade, o homem bom e sábio é a relíquia preciosa do Estado, pois nele há mais do que nos esplêndidos palácios, do que nas montanhas de ouro e de prata, do que nas portas de bronze e nas fechaduras de ferro’’.

A ideia trazida por Lutero tem por base a história educacional da Igreja Cristã. Comenius, outro teórico da São Marcos, traz à tona esta caminhada histórica: "José, filho de Jacó, afirma que a primeira escola foi aberta pelo patriarca Sem, logo depois do Dilúvio; em seguida foi chamada de escola hebréia. E quem não sabe que na Caldéia, sobretudo na Babilônia, eram numerosas as escolas que, além das outras artes, se ensinava astronomia". Na sabedoria caldéia, foram educados (no tempo de Nabucodonosor) Daniel e seus companheiros (Dn 1.20), assim como no Egito foi educado Moisés (At. 7.22). O povo de Israel, depois, erigiu em todas as cidades, por ordem de Deus, escolas chamadas sinagogas, nas quais os levitas ensinavam a Lei: essas escolas duraram até a vinda de Cristo e foram célebres também pela pregação dele e dos Apóstolos. Os gregos adquiriram com os egípcios, e os romanos com os gregos, o costume de fundar escolas; os romanos difundiram por todo o Império o louvável hábito de abrir escolas, sobretudo depois da propagação da religião cristã, graças à obra atenta dos príncipes e dos bispos piedosos. A história nos relata que Carlos Magno ordenou aos bispos e doutores que fundassem imediatamente templos e escolas junto a todas as populações pagãs submetidas. E, seguindo seu exemplo, os outros imperadores cristãos, reis, príncipes e governadores de cidades aumentaram tanto o número de escolas que elas se tornaram inumeráveis. (COMENIUS, João Amós. Tratado de ensinar tudo a todos. São Paulo, Ed. Martins Fontes, 1997, pág. 84).

Motivados, então, por esta ideia de investir em educação, e aproveitando-se uma forte demanda por matrículas, já que existiam muitas crianças que estavam perambulando pelas ruas sem poder estudar, com o apoio da Comunidade São Marcos e de seus membros, também da Igreja Luterana, juntamente com algum recurso da Igreja Mãe, dos EUA, e sob a liderança do Rev. Ari, iniciou-se o processo de construção da primeira escola da iniciativa privada no município, a Escola de 1º Grau Incompleto São Marcos. Iniciando as aulas em final de fevereiro, a título experimental, recebeu autorização de funcionamento no dia 30 de março de 1984, para as quatro primeiras séries do Ensino Fundamental, 1ª a 4ª séries, mais tarde, oferecendo o Ensino Médio.

O sonho de continuar a investir em educação já era latente na Instituição, de sorte que em meados de 1998 houve lastro suficiente para o começo da criação de uma instituição de ensino superior, culminando no recebimento de autorização de funcionamento nos últimos dias do ano de 2000, em 26.12. No ano seguinte, em 28.02.2001, iniciaram as aulas nos prédios da Escola, no turno da noite, da Faculdade Luterana São Marcos, pelo oferecimento do Curso de Administração.

 

São Marcos – Signo e Significado

São Marcos foi um dos 04 evangelistas de Cristo e que também escreveu o Evangelho que leva o seu nome, no Novo Testamento. A referência a São Marcos é oriunda do Século IV, quando os escritores dos quatro Evangelhos foram representados por símbolos alados e suas cabeças envoltas numa auréola, a partir da visão do Profeta Ezequiel (1.5-25): o homem (Mateus), o touro (Lucas), a águia (João) e o leão (Marcos).

O leão alado, então, representa o evangelista São Marcos. Seu evangelho inicia com uma descrição de João Batista, que fala de si mesmo, como a voz que clama no deserto. É bastante natural que se associe esta voz a de um leão. Marcos ainda enfatiza a ressurreição de Cristo, de prevalecer sobre os inimigos, o que nos faz lembrar o leão, o rei dos animais. Além disso, Marcos enfatiza o poder e os milagres de Cristo. E o leão, reconhecidamente, é uma expressão de força.

Martinho Lutero

Lutero nasceu no dia 10 de novembro de 1483 em Eisleben, Alemanha. Preocupado com a salvação, o jovem Martinho Lutero decidiu tornar-se monge. Durante seu estudo, sempre o acompanhava a pergunta: "Como posso conseguir o amor e o perdão de Deus?" Lutero foi descobrindo ao longo dos seus estudos que para ganhar o perdão de Deus ninguém precisava castigar-se ou fazer boas obras, mas somente ter fé em Deus. Com isso, ele não estava inventando uma doutrina, mas retomando pensamentos bíblicos importantes que estavam à margem da vida da igreja naquele momento.

Lutero decidiu tornar públicas essas ideias e elaborou 95 teses, reunindo o mais importante de sua descoberta teológica, e fixou-as na porta da igreja do castelo de Wittenberg, no dia 31 de outubro de 1517. Ele pretendia abrir um debate para uma avaliação interna da Igreja, pois acreditava que a Igreja precisava ser renovada a partir do Evangelho de Jesus Cristo.

Em pouco tempo toda a Alemanha tomou conhecimento do conteúdo dessas teses e elas espalharam-se também pelo resto da Europa. Embora tivesse sido pressionado de muitas formas - excomungado e cassado - para abandonar suas ideias e os seus escritos, Lutero manteve suas convicções. Suas ideias atingiram rapidamente o povo e essa divulgação foi facilitada pelo recém inventado sistema de impressão de textos em série.

O Movimento da Reforma espalhou-se pela Europa. Em 1530, os líderes protestantes escreveram a "Confissão de Augsburgo", resumindo os elementos doutrinários fundamentais do luteranismo. Em 1546, no dia 18 de fevereiro, aos 62 anos, Martinho Lutero faleceu. Finalmente, em 1555, o Imperador reconheceu que haviam duas diferentes confissões na Alemanha: a Católica e a Luterana.

Lutero também teve grande importância na educação, pois foi um dos responsáveis pela concepção de ensino público que serviu de modelo para a escola moderna no Ocidente. O pensamento de Lutero produziu uma reforma global do sistema de ensino alemão, que inaugurou a escola moderna. Seus reflexos se estenderam pelo Ocidente e chegam aos dias de hoje. A ideia da escola pública e para todos, organizada em três grandes ciclos (fundamental, médio e superior) e voltada para o saber útil nasce do projeto educacional de Lutero.

About us

A Igreja Luterana

Comunidade Evangélica Luterana São Marcos, A Mantenedora

A Comunidade Evangélica Luterana São Marcos é uma entidade religiosa formada por pessoas que professam a fé cristã resumida no Credo Apostólico com ênfase na doutrina da salvação pela fé em Jesus Cristo. É uma igreja histórica (tem sua origem com o Movimento da Reforma de 1500 liderada por Martinho Lutero) e litúrgica (utiliza os recursos acumulados ao longo da História para tornar presente a realidade da salvação).

A Comunidade foi fundada oficialmente em 19 de fevereiro de 1965, também ano de fundação do município de Alvorada, por fiéis vindos do interior do Rio Grande do Sul, que aqui fixaram residência e se uniram para construir a primeira igreja e ter as suas atividades religiosas. No início, eram atendidos por pastores de Comunidades Luteranas vizinhas. E o primeiro pastor residente foi o Rev. Ari Pfluck que chegou em Alvorada em 31.07.1981.

Na época, auge do êxodo rural, muitos luteranos fixaram residência em Alvorada, o que fez a igreja crescer em número e também em desafios. Depois de construída a nova igreja (hoje Biblioteca Martinho Lutero), a Comunidade se voltou para área da educação e fundou a Escola São Marcos e depois a Faculdade.

Hoje a Comunidade tem um templo moderno e aconchegante na Avenida Tibúrcio de Azevedo, além da casa pastoral e Lar Paroquial.

Pastor da Comunidade: Rev. Donato Pfluck

Email: dpfluck@uol.com.br

Telefone: (51) 34837050

Horário dos cultos: Domingos, 9h

Fale com a São Marcos

Rua Dr. Mário Totta, 260 - B. Americana - Alvorada RS - CEP 94820-400

  • dummy (51) 3483.7195 - 3483.4621 - 3442.9378 - 3411.6982

  • dummy ouvidoria@saomarcos.br

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Search