Além do ‘’objeto’’ de trabalho, as organizações definem outro parâmetro na sua constituição, para que bem funcione: constituem dentre todas as pessoas que realizam ações neste organismo, o principal agente (numa padaria, o principal agente é o padeiro; num posto de gasolina, é o frentista; numa empresa de transporte aéreo de passageiros, é piloto e assim, sucessivamente).
Na organização São Marcos, dentre todos os agentes que trabalham neste organismo social, o principal deles é o Professor. Para que atue em direção dos alunos segundo a ideia que a Instituição tem para os mesmos, tudo em volta deve conspirar para que o docente possa, com as melhores condições, realizar o seu ofício.
A principal ação da São Marcos, através do Professor, visa exclusivamente o Ensino (que é a causa), sendo que a Aprendizagem pelo Aluno, é a sua consequência.
Compreendido desta maneira, todo o corpo administrativo e organizações parceiras trabalham de sorte que o Professor esteja desobrigado de agir para aquilo que o afaste de sua missão, que é tão somente ensinar, de sorte que os alunos aprendam.
Dos alunos
01 - Na aprendizagem de mensagens de Ensino - ‘’O que se espera dos candidatos a trainees (superestagiários que são selecionados pelas empresas, com claro propósito de serem preparados para assumir funções executivas de alto nível) ...É a exigência do Histórico Escolar com média acima de 80?’’ - Jornal Estado de Minas, de 13 de junho de 1999;
02 - Na aprendizagem de mensagem de Educação - que os alunos confiem naquelas mensagens que envia, especialmente às relacionadas a disciplina, pois são muito próximas das de sua família e que as demais outras são apenas antecipadoras e preparatórias ao mundo que encontrarão quando saírem da Escola. Para um melhor entendimento, anexa o testemunho de do Maestro João Carlos Martins e o publicitário Washington Olivetto.
Dos pais:
01 - que dediquem tempo para fazer compreender ao filho da importância de aprender as mensagens oferecidas pelos professores;
02 - que sejam parceiros da Escola neste objetivo de ensinar e educar os seus filhos; e
03 - que confiem no trabalho desenvolvido pela São Marcos.
Dos professores:
Que, representantes do mundo adulto (dos pais, da Escola e da sociedade), sejam os líderes neste processo de ensinar muitas coisas aos aprendizes, de sorte que aprendam a transformar conhecimento em sabedoria quando (e desta vez) forem adultos e estiverem distantes da São Marcos.